sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Empréstimos: Juros Compostos/Juros Comerciais

Juros Compostos/Juros Comerciais


Mão segurando Espiral de Dinheiro

O Empréstimo baseado em Juros Compostos é muito comum em Bancos. A diferença entre os Juros Compostos e os Juros Simples é a forma como os Juros são cobrados. Nos Juros Simples, os Juros são cobrados a partir de apenas o Capital Inicial, e os Juros não se alteram pelo tempo: se no começo os Juros equivalem a 100 reais por mês, será 100 reais até o final, por mês.
Já com os Juros Compostos/Juros Comerciais a história é outra: Os Juros se alteram com o tempo, ficam cada vez maiores a partir de cada mês, com uma variação cada vez maior.
O sentido da fórmula muda um pouco. O cálculo do valor final é necessário, e chamamos de Montante (M) a soma do Capital e os Juros finais em Juros Compostos/Juros Comerciais.
Colocando a Teoria na Fórmula, temos:

M=C.(i+1)^T

M=Montante (Capital + Juros)
C=Capital
I=Taxa de Juros Compostos por Unidade de Tempo determinada
T=Tempo pela Taxa de Juros Compostos

Exemplo de Juros Compostos

1)Um Empréstimo do Banco do Brasil de 2000 reais para um indivíduo foi paga, depois de 2 meses e uma taxa de 3% por mês por Juros Compostos. Qual foi o valor que o Cliente pagou?
R= A Fórmula dos Juros Compostos é dada por:
M=C.(i+1)^T
M=2000 reais . (3%+1)^2 meses
M=2000. (103/100)^2
M=2.121,80

Notas de Dinheiro

Perceba a diferença entre os Juros Compostos e os Juros Simples: Nos Juros Simples, o valor dos Juros seria de 120 reais. Porém nos Juros Compostos os Juros passam a ser de 121,80 reais. Pode parecer pouco, mas os Juros que os Bancos usam são bem maiores, e os Clientes demoram muito mais pra pagar. Essa é a diferença entre os Juros Compostos/Comerciais e Juros Simples.

Um comentário:

  1. Fala Rafa,

    Muito bom o post!!

    Experimentem esse site tbm, vale a pena: http://calcularjuros.com.br/

    Abraço

    ResponderExcluir