sábado, 24 de dezembro de 2011

O Sistema de Recompensa do Cérebro

Como se utilizar do sistema de recompensa do Cérebro pra destruir em uma prova (Vestibular ou Concursos Públicos)

“Nada daquilo que é importante na vida vem fácil” (Silvio Santos, de camiseta florida e bermuda havaiana, dando entrevista)


Silvio Santos de Bermuda e Camiseta Florida

Qual a Importância do Sistema de Recompensa do Cérebro? Nenhuma, se você quer ser um pé rapado, porém se o seu sonho é ser alguém na vida, entender o que é e pra que serve este Sistema pode ser o conteúdo mais útil que você pode aprender.
Seu cérebro não sabe diferenciar a sua imaginação da realidade. Então quando você imagina alguma coisa, pro seu cérebro, sua imaginação é muito mais palpável, e as regiões do cérebro ativadas durante a imaginação são as mesmas que se ativariam durante a realidade.

Imagem da Cabeça Humana

Existe uma estrutura no Cérebro chamada núcleo acumbente, que é responsável por todo o prazer que temos. Toda vez que realizamos uma tarefa que o cérebro considera correta, esta estrutura é ativada, e você recebe o prazer. Agora a parte mais interessante:

“O prazer é a base da motivação!”

Pessoas Pulando Junto Motivadas

É por isso que quando você se imagina vencendo uma competição, passando em uma prova difícil ou se beneficiando de um emprego realmente bom, você fica motivado. Porém quando você repete uma tarefa o dia inteiro, a tarefa se torna monótona, e logo seu cérebro para de considerar a tarefa uma boa realização e sua sensação de prazer acaba.

Qual a Cura?


A Cura pra Preguiça é a Motivação, e a Cura para o Stress gerado pela repetição de uma tarefa, ou seja, pela falta de Motivação, é a Inovação. É por isso que quando existe 50 formas de se completar uma tarefa, você não perde Motivação.

“Quando perceber que o Stress de uma Tarefa ou Ação está te atrapalhando, inove a forma de realizar aquela tarefa, ou pense na recompensa, são as únicas formas da Motivação voltar”

Pessoa Muito Stressada

Como Usar Este Conhecimento?

Quando tiver que estudar para uma prova de concurso ou vestibular e começar a ficar entediado, angustiado e com Stress, pense na recompensa. A região do prazer no cérebro(o núcleo acumbente) será acionada pela sua imaginação, e o prazer te motivará.

Dica Importante:


“Existe um hormônio no cérebro chamado Adenosina que se acumula enquanto estamos acordados e causa o cansaço, e quanto mais Adenosina se acumula, mais prazer é necessário para se ter Motivação. É por isso que quem estuda de manhã, que acabou de acordar e está com o cérebro ‘limpo’ de Adenosina, consegue tirar notas melhores, em geral, do que quem estuda de tarde, que já teve o período da manhã em que a Adenosina já se acumulou. Quando estiver cansado, pare de estudar ou trabalhar um pouco e vá dormir, pois vai ficar cada vez mais difícil de alcançar o prazer uma vez que você estiver cansado.”

Garfield Dormindo Tranquilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário