terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Descontos Simples

Aprenda qual Desconto é utilizado pelo Banco, mais uma dica sobre como o Banco ganha Dinheiro, e qual o raríssimo caso em que compensa não pagar a sua dívida antes, e sim até o final do percurso das prestações da sua Dívida.

Foto de Dinheiro e Casa

Desconto Simples:


Quando você possui uma Dívida baseada em Juros Simples, e decide pagar esta antes do fim, você tem direito a um Desconto Simples, afinal, você está cortando um tempo que renderia Juros ao Banco. A conta para calcular este Desconto é simples:

D=M.i.T

D=Desconto;
M=Montante= Capital Inicial + Juros calculados até o final do tempo da dívida;
i=Taxa de Juros;
T=Tempo calculado da data atual até o final da dívida.

Foto de Calculadora

Esta fórmula foi para calcular Desconto. A Fórmula para calcular o Valor que você vai pagar, ou Valor Líquido, é:

M-D=Vl

M=Montante (ou valor final), o valor que você iria pagar no final da dívida;
D=Desconto da dívida;
Vl=Valor Líquido, o valor que você vai pagar agora, com o Desconto.

Substituindo a Fórmula do Desconto na Fórmula do Valor Líquido, temos:

Vl=D/i.T-D
Vl=D(1/i.T-1)

Esta é uma fórmula útil, apesar de feia. Se você tiver uma prova de Concurso Público relacionada a alguma área de Ciências Contábeis, grave-a.

Qual o caso em que é mais fácil terminar de pagar a dívida durante todo o tempo do que pagar anteriormente?


Foto de Caderno de Dinheiro

"Devemos lembrar que a taxa de Desconto Simples não se altera pelo tempo. Logo, se a Inflação de um país costuma estar sempre acima da Taxa de Juros Simples de uma Dívida, o seu capital inicial vai se desvalorizar mais do que a Taxa de Juros se desvaloriza. Para entender melhor, pense na seguinte situação: você tem 100 reais de dívida. Depois de 5 meses, a Inflação faria 100 reais valerem 121 reais, pois ela está sempre aumentando no seu país. Se você tivesse 100 reais em dívida e, depois de 5 meses, sua dívida aumentasse até o valor de 120 reais, considerando Juros simples de 4%, seria mais vantajoso emprestar 100 reais do Banco, investir em uma Poupança que acompanhe a Inflação e, depois de 5 meses, você teria 121 reais quando sua dívida é de 120 (graças aos juros), logo quando você paga sua dívida, você acaba ganhando 1 real. Entenda que este é um caso de utopia, pois o Banco nunca faz isso, é desvantajoso."

Foto Moedas Lindas

O tipo de Desconto mais utilizado pelo Banco é Desconto Composto, quando você possui uma dívida, e Desconto Simples, quando você investiu em alguma Aplicação Financeira deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário