sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Por que Aprender Educação Financeira desde Pequeno é Importante!

A Diferença entre Necessidade e Ganância

Existem graus entre a Necessidade de algo e a Ganância de se obter o produto. Uma vez que há a Necessidade de se comprar um produto (por exemplo, um alimento de necessidade básica, como arroz) o gasto com este produto é justificado. Já quando há a Ganância, ou o “Querer mais do que Precisar”, alguns fatores devem ser levados em conta para se tomar a decisão de compra.

Foto de Esquema sobre Necessidade

Primeiro, a classificação do produto que se quer comprar. Ele é necessário ou é apenas um luxo seu?

Depois de classificado o produto, determinamos se o preço dele é agradável. Logo, nunca compramos um produto pelo preço, mas sim pela necessidade primeiro. É assim que pessoas inteligentes economizam dinheiro. Se o Artigo é uma necessidade, e o preço está saudável pra você (cabe no seu bolso), então a compra pode ser efetuada. Porém, um artigo sem necessidade, por luxo, não significa que não deve ser comprado, afinal todos temos um espírito de consumidor que deve ser alimentado de tempos em tempos. Então determinamos outros fatores para a compra de um produto em excesso:

Imagem de Cérebro Dentro da Cabeça

Existe algo que faria você mais feliz e seria mais barato? Esta é a melhor forma pra enganar seu cérebro. Você precisa comprar algo de tempos em tempos, isso estimula sua mente, mesmo que de forma muito mais negativa do que positiva (você pode criar uma mania ou necessidade inexistente, um excesso desnecessário na sua mente, com um estímulo que vai te fazer comprar cada vez mais, uma vez que não tenha controle sobre isso), logo faça uma lista com todas as coisas que caso você compre vão te dar prazer e a alegria de consumidor, e compre a coisa mais barata da lista, se for comprar alguma. É uma forma de economizar.

Quando escolher o artigo de luxo, e tiver a certeza do que vai comprar, barganhe o preço. Tente diminuir o preço conversando com o vendedor, pois a maioria das vezes que você tentar você vai conseguir.
Quadrinhos de Memes sobre Dinheiro


Pense em toda a felicidade que o Produto vai te oferecer em todos os usos e em todas as formas que tal produto pode lhe servir. Isso vai ampliar o sentimento de felicidade do cérebro, gerado a partir do hormônio dopamina, diminuir sua infelicidade e tristeza de gastar dinheiro, aumentar seu sentimento de alegria pela compra do produto e inflar sua imaginação com pensamentos que muitos consumidores não possuem, que são relacionados a algo como:

“Eu vou usar este produto para melhorar meu trabalho”
“Eu vou criar uma utilidade para este artigo”
“Esta coisa pode nutrir meus relacionamentos com as Pessoas em geral e comigo mesmo”

Como você pode perceber as respostas para essas perguntas são difíceis de achar, por isso a preguiça da maioria dos seres Humanos e por isso apenas 20% da riqueza do Brasil está distribuída na mão de 98% da População Brasileira, portanto está determinada a importância de se aprender Educação Financeira desde a infância, afinal todos nós começamos a lidar com dinheiro muito antes de completarmos 18 anos e quanto antes entendermos este Tratamento Financeiro, melhor.

Foto de Um Prédio Rico e Uma Favela Pobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário