sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ensinando as Crianças a ajudarem os adultos

Seja gentil

O modo como cada um de nós lida com dinheiro é uma Viagem direta ao nosso Subconsciente e acaba por refletir nossas emoções e ambições, e nossos valores e sentimentos de auto-estima. A vida financeira das pessoas conta quase tudo sobre a forma como elas vêem a si e aos outros.

O fato é que construímos as bases de nossa Relação com o Dinheiro até por volta dos cinco anos de idade. As atitudes que funcionaram na infância e nos levaram a conseguir os resultados desejados serão responsáveis pela formação da mentalidade financeira que temos hoje.
Não é difícil, por exemplo, reconhecer adultos mimados, que se comportam como se o mundo inteiro lhes devesse os favores de repetidos empréstimos a fundos perdidos, o que é uma característica própria da criança que cresceu sem que ninguém impusesse limites aos seus desejos. Nada é tão definitivo em relação à falta de jeito para lidar com Dinheiro que não possa ser, no decorrer da vida, consertado e aprendido, mas o ideal é ter contato, ainda criança, com a Educação em relação ao dinheiro.
Os reflexos do descontrole em situações críticas no Tratamento com Dinheiro na vida de uma família são profundos e muitas vezes causam traumas e desagregação no ambiente familiar e no trabalho. Por isso, é essencial investir em Educação Financeira e Economia, sobretudo durante o ensino fundamental.
É pra isso que esse blog serve: divulgue para os seus amigos e para a sua família (principalmente seus filhos) a parte deste blog que fala sobre Tratamento com Dinheiro e, quando sentir uma necessidade maior de controle sobre Dinheiro, estude Matemática Financeira.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Ativos e Passivos

Entenda o que são os Ativos e os Passivos!

Ativos


Quando se estuda Economia é comum falarmos de Ativos e Passivos. Na vida, existem compras que nos dão Dinheiro com o passar do tempo (os Ativos), e existem coisas que nos tiram dinheiro (os Passivos). Geralmente, os Ativos e Passivos permanecem equilibrados durante a vida, pois o consumidor comum nunca vai gastar mais do que ganha, afinal isto é incomum (gastar mais do que ganha).

Os Ativos, como explicado acima, são o tipo de compra que rende Dinheiro. Um salário vindo de um emprego é um ativo. Porém existe um dinheiro que deve ser gasto para que você se mantenha vivo, e esse dinheiro não pode ser considerado um passivo, afinal os passivos são coisas que tiram dinheiro e podem ser abandonados.

Foto de Ativo Passivo

Quando você compra um imóvel e aluga ele, e ele começa a render dinheiro pra você, isto é um Ativo. Quando você investe em uma formação (um Mestrado por exemplo) que vai te render um adicional no seu emprego, isto é um Ativo. Qualquer forma que você encontre que te dê Dinheiro a mais do que o seu Emprego, que paga o seu custo básico de vida, pode ser considerada um Ativo.

Foto Ativo Casa

Passivos


Passivos são tipos de compra que tiram o seu Dinheiro. São, como você pode imaginar, muito mais comuns do que Ativos: Comprar um carro é um Passivo (pois você gasta muito para manutenção e combustível e ele só desvaloriza com o passar do tempo, ao contrário de um imóvel), ter uma namorada ou uma esposa é um Passivo (é realmente muito difícil namorar sem gastar Dinheiro, é quase impossível). Enfim, quaquer forma que você encontre de gastar Dinheiro sem que seja com o seu custo de Vida é um Passivo.

Mas isso não é ruim. Na vida, Passivos são necessários para alimentar o ser Humano com alegria. O segredo aqui é saber dosar Ativos com Passivos:

O milionário sempre tem mais Ativos do que Passivos, sempre! Ele está sempre comprando Ativos para alimentar seus Passivos, porém nunca na mesma proporção, sempre tem mais dinheiro entrando em sua conta bancária a cada mês.

Saiba dosar Ativos com Passivos. Não compre Passivos se você não tem Ativos para se sustentar depois.

Imagem Ativos e Passivos

Existem também as rendas de portfólio, que são mais voltadas para os títulos que você possui, como ações de uma empresa. Estas rendas são seguras, ao contrário do que as pessoas pensam sobre Bolsa de Valores, porém é necessário estudar a empresa que você pretende comprar as ações. Um bom exemplo disso é a Petrobrás explorando o Pré-Sal: Assim que essa notícia saiu, as ações da Petrobrás caíram, pois os investidores entenderam que para explorar o Pré-Sal a Petrobrás teria que gastar muito mais até começar a ganhar dinheiro novamente e, se ela vai ter que gastar dinheiro, suas ações vão desvalorizar, logo eles venderam suas ações e vão comprar novamente quando as ações da Petrobrás estiverem em baixa.

Imagem de Muito Dinheiro